O que é um tratamento de auriculoterapia?

A auriculoterapia é um tratamento no estilo da acupuntura sistêmica (aquela com agulhas no corpo), mas é feito no pavilhão auricular (orelha) com agulhas ou sementes de mostarda, onde se aplica em pontos específicos correspondentes ao órgão ou estrutura que deseja ser tratada. A técnica tem como base os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Aprenda mais sobre este tratamento.

1. Como a Auriculoterapia age no corpo?

A orelha consiste em vários pontos reflexos que correspondem a um órgão ou segmento do corpo. Com a agulha ou semente estimula-se na orelha um ponto que chega ao sistema nervoso central, através de nervos sensitivos, e o cérebro manda como resposta o tratamento para o devido local que foi estimulado. Por exemplo: paciente com queixas de crise alérgica de sinusite terá estimulado os pontos para nariz, alergias, sinusites, seios frontais. O cérebro recebe o estimo e manda a resposta para esses locais que estão necessitando.

14ba528f4b3588bbb3c55232a0fdfe47

2. O que pode ser tratado com auriculoterapia?

Há uma infinidade de doenças e distúrbios que podem ser tratados, como alergias e outros problemas respiratórios, como bronquites, sinusites, rinites, asma, falta de ar. Problemas do sistema cardiovascular, como taquicardia, varizes, pressão alta, pressão baixa. Sistema digestivo: gastrites, má digestão, intestino preso. Sistema reprodutor: amenorreias, menopausas, tpms, cólicas. Sistema nervoso: insônia, ansiedade, irritabilidade, tensão nervosa. Tratamentos para tireoide, fumantes, obesos, cistos, nódulos, retenção de líquido e vários outros.

3. Como a auriculoterapia pode auxiliar nos tratamentos estéticos?

Geralmente os tratamentos estéticos são para perda de peso, medidas, fibroedemageloides (FEG – celulite) estrias e pele. Muitas pessoas têm extrema dificuldade em seguir uma dieta, que é fundamental para um bom resultado nos procedimentos estéticos. Essa dificuldade pode ser por um descontrole da ansiedade, irritabilidade, nervosismo, que levam as pessoas a descontar em comidas nada saudáveis. O protocolo de auriculoterapia para tratamento no emagrecimento tem dado ótimos resultados, principalmente para quem tem compulsão alimentar e vício de doce. Além de atrapalhar o emagrecimento, uma má alimentação leva também a problemas de pele, como excesso de espinhas, aparecimento de celulites, estrias. Então, se você tratar a ansiedade, compulsão alimentar, nervosismo, vício de doce, irá se sentir mais calmo e vai conseguir seguir melhor uma dieta saudável.

Outro tratamento muito procurado é para a retenção de líquido. Muitas mulheres se queixam que as pernas incham, principalmente no verão. O protocolo de tratamento para retenção de líquido na auriculoterapia tem dado resultados tão eficazes a ponto de suspender medicamentos diuréticos. Associando a drenagem linfática e a auriculoterapia, por exemplo, os resultados aparecem mais rapidamente, melhorando até a aparência das celulites e da silhueta.

Muitas garotas sofrem com espinhas, pelos indesejáveis por decorrência de uma desarmonia hormonal e até mesmo o ovário policístico. A auriculo pode auxiliar o anticoncepcional para redução desses cistos ou até substituir medicamento pra quem utiliza apenas como regulador hormonal. Quem utiliza o anticoncepcional como método contraceptivo, não é recomendável a suspensão do mesmo, e sempre antes de suspender qualquer medicamento, é necessário que o seu médico esteja de acordo.

4. O que mais a auriculoterapia pode fazer pela saúde?

Outros tratamentos bem eficazes, que muitas pessoas sentem o resultado já no dia seguinte da sessão, é a regularização do intestino. Muitas mulheres se queixam de intestino preso, abdômen inchado, gases, incômodos e dificuldade na perda de peso.

Sintomas de menopausa e tpm também podem ser resolvidos com a auriculoterapia e todos os tipos de dores também.

5. Quais são as indicações e contra indicações?

A indicação é pra todas as idades, raças, gêneros. Tive pacientes crianças com menos de 10 anos, tive pacientes com mais de 65 anos. As únicas contraindicações são para pessoas com câncer, grávidas, pessoas com pânico de agulhas e que não querem fazer o tratamento, ou seja, não podemos forçar ninguém a fazer, a pessoa tem que se deixar ser tratada, independente se acredita que vai dar algum resultado ou não.

 

 

Auriculoterapia-mapa