Crosslinking tratamento para ceratocone

O crosslinking do colágeno corneano com riboflavina, também é conhecido como CXL, CCR e CCL, é um tipo de tratamento que vai formar novas ligações do colágeno que existe em volta da camada do estroma corneano recuperando e preservando a resistência mecânica da córnea. Esta aplicação pode ajudar a desacelerar a evolução do quadro de ceratocone, problema que afeta a visão, causando uma deterioração da estrutura da córnea, com gradual abaulamento da forma redonda normal para uma forma de cone.

O crosslinking de colágeno não é uma cura para ceratocone. O objetivo deste tratamento é parar a progressão do ceratocone, e, assim, evitar uma maior deterioração da visão e da necessidade de transplante de córnea. Óculos ou lentes de contato ainda serão necessários após o tratamento (apesar de uma mudança na prescrição poder ser exigido).

corneal_cross_linking2(1)

Como é feito o tratamento?

Uma única aplicação de solução de riboflavina é administrada ao olho e é ativado por iluminação com luz UV-A por aproximadamente 30 minutos. A riboflavina A camada epitelial geralmente é removida, a fim de aumentar a penetração da riboflavina no estroma.

O tratamento é realizado sob anestesia tópica. A pele (epitélio) da superfície da córnea é parcialmente removida, seguida de aplicação de colírio de Riboflavina por 30 minutos. O olho é então exposto à luz UVA por 30 minutos. Após o tratamento, é aplicada pomada antibiótica e um oclusor é usado durante a noite até o dia seguinte, quando a superfície do olho deve estar melhor. Analgésicos orais são necessários para o primeiro dia.

Em alguns casos, o crosslinking pode também ser combinado com sucesso com outros métodos de tratamento, tais como inserções de anel corneano.