Facoemulsificação: a cirurgia de catarata

A cirurgia de catarata é um procedimento para remover um cristalino opaco (catarata) do olho. A catarata é removida para melhorar a visão. O procedimento inclui quase sempre o implante de uma lente artificial no olho, as Lentes Intra-oculares.

Descrição

O cristalino do olho normal é transparente (clara). Quando se desenvolve uma catarata, o cristalino se torna opaco e bloqueia a passagem de luz para dentro de seu olho. Sem luz o bastante, você pode não ver tão claramente.

A catarata é indolor. Desenvolvem-se principalmente em idosos. Mas às vezes as crianças nascem com os cristalinos opacos, o que são causados por infecções ou outros problemas antes do nascimento. Estas são chamadas de catarata congênita.

A cirurgia é geralmente recomendada para pessoas que não conseguem ver bem por causa de suas cataratas. É realizada em um hospital ou centro de cirurgia em ambulatório.

Os adultos ficam geralmente acordados durante o procedimento. Você receberá um colírio anestésico para bloquear a dor e um sedativo para relaxar. As crianças geralmente recebem anestesia geral para torná-las inconscientes e incapazes de sentir dor.

Olhando através de um microscópio, o médico irá fazer uma pequena incisão (corte) no olho. O cirurgião remove o cristalino. Com uma máquina, o aparelho de facoemulsificação,  usa ondas sonoras (energia ultra-sônica) para quebrar a lente e sugá-la para fora.

Uma lente artificial intra-ocular (LIO), normalmente é colocada em seguida. Ela vai ajudar a melhorar a sua visão.

O médico irá fechar a incisão com pequenas suturas (pontos) ou usar um método sem pontos. Se suturas são colocadas, elas podem precisar ser removidos mais tarde.

A cirurgia geralmente dura menos de 20 minutos. Na maioria das vezes, apenas um olho é feito de cada vez. Se ambos os olhos necessitarem de cirurgia, o médico pode recomendar esperar 1 a 2 meses antes de se fazer a cirurgia de catarata no outro olho.

Por que o procedimento é realizado

O objetivo da cirurgia de catarata é a remoção do cristalino nebuloso e substituí-lo por uma lente artificial para restaurar a visão límpida. Seu médico pode recomendar a cirurgia de remoção da catarata se tiver perda de visão ou outros problemas da visão causada pela opacificação do cristalino.

A catarata geralmente não prejudica seu olho, então a cirurgia pode ser feita quando lhe for conveniente.

Riscos

Raramente, o cirurgião não é capaz de remover todo o cristalino. Se isso acontecer, um procedimento para remover todos os fragmentos da lente será necessário em um momento posterior. A maioria dos pacientes que necessitam deste procedimento ainda ficam muito bem.

Em outros casos muito raros, infecção pode ocorrer após a cirurgia de catarata. Isso pode levar a problemas de visão permanente.

Antes do procedimento

Um oftalmologista vai lhe fazer um exame completo. Estes testes incluem um ultrassom ou outro método que permita ao médico ver o interior do olho. Estes testes ajudam o seu médico escolher a nova lente intra-ocular, que será colocada no olho durante a cirurgia. Seu médico pode prescrever colírios antes da cirurgia.

Após o Procedimento

Você provavelmente vai voltar para casa após a cirurgia e, então, um exame de acompanhamento com o seu médico no dia seguinte. O seu médico poderá pedir-lhe para usar um oclusor sobre o olho operado até o seu exame no dia seguinte. Após, você pode querer usar óculos escuros.

Seu médico pode prescrever colírios antibióticos e anti-inflamatórios para uso de 1 ou mais semanas para ajudar na cicatrização.

Certifique-se se suas mãos estão limpas antes de tocar em seu olho. Tente não deixar cair água e sabão no seu olho quando tomar banho nos primeiros dias.

Se o seu médico fechou sua incisão com sutura, você pode precisar agendar uma visita para removê-los.

Vá com calma. Atividades leves são melhores até você se recuperar. Consulte o seu médico antes de fazer qualquer atividade extenuante, retomando a atividade sexual, ou de condução.

Espere a recuperação completa em cerca de 10 semanas. Se você precisa de novos óculos ou lentes de contato, vai haver uma prescrição após esse período. É importante ter uma visita de acompanhamento com seu médico.

Expectativas (prognóstico)

O resultado da cirurgia de catarata geralmente é excelente. A operação tem baixo risco, a dor é mínima e o tempo de recuperação é curto. A visão melhora para a maioria das pessoas.