Saiba mais sobre infecção em volta das unhas

Paroníquia é uma infecção da pele que fica ao redor das unhas dos dedos das mãos ou dos pés. Há dois tipos diferentes de paroníquia, aguda e crônica:

Paroníquia aguda: normalmente aparece subitamente como uma área muito dolorosa de inchaço, calor e vermelhidão ao redor da unha, depois de uma lesão nesta área. Uma paroníquia aguda é causada tipicamente por uma infecção por bactérias que invade a pele onde há um ferimento. O dano pode ser causado pelo mal cuidado de manicure / podólogo (cortando a cutícula), pela mania de morder as extremidades das unhas ou a pele ao redor das unhas, ou chupando a ponta dos dedos.

Paroníquia crônica: é uma infecção que normalmente se desenvolve lentamente, causando inchaço progressivo, aumento da sensibilidade e vermelhidão da pele ao redor das unhas. Normalmente é causada por cândida ou outras espécies de fungos (micose). Afeta frequentemente vários dedos na mesma mão.
As pessoas que tem maior chance de adquirir esta infecção são as que têm diabetes ou aquelas cujo trabalho constantemente expõe suas mãos à água ou a solventes químicos. Tais trabalhos incluem lavadeiras de roupas, garçons, empregadas domésticas, jardineiros, dentistas, babás, cozinheiras, lavadores de prato e cabelereiras/os.