Órteses para os pés – Ortoplastia (Órteses plantares)

Dentre as condições que levam a uma diminuição da qualidade de vida estão as alterações nos pés, o que resulta em déficit funcional e representa um grande problema para a população. Com uma visão integrada do ser humano, o profissional de podologia tem um papel significativo, na medida em que pode contribuir para seu bem-estar, identificando, prevenindo e realizando procedimentos voltados à saúde dos pés.

As órteses plantares não resolvem todos os distúrbios orto-podológicos, elas são feitas apenas para o ante-pé, mais especificamente para os artelhos (dedos).

É bom ressaltar que não se pode falar em correção, quando se usa órteses de silicone, posto que elas sirvam para realinhar dedos, mas o resultado não é 100% eficaz e nem mesmo é irreversível, já que deixar de usar a órtese significa regressão do tratamento.
Servem, também para proteger calos interdigitais, calos dorsais e exostoses sub-hálux.

 

Aplicação de órtese na unha

Órtese é um dispositivo que se fixa à lâmina ungueal (unha) e apresenta eficiente capacidade de tração mecânica, sendo inegavelmente a melhor opção para o tratamento corretivo de unhas deformadas. A aplicação de órtese faz com que a unha volte ao seu formato normal e, consequentemente, há um alívio de dor.
É utilizado equipamentos e materiais específicos como recursos opcionais nos atendimentos podológicos, de acordo com a necessidade de cada cliente, além de orientações quanto aos cuidados preventivos, visando a recuperação e a promoção da saúde dos pés.