Podologia no tratamento da carne esponjosa e olho de peixe

Granuloma piogênico, também conhecida como carne esponjosa, é uma lesão hiperplásica de forma nodular, com tamanho diretamente relacionado com o tempo de evolução. Frequentemente localizado nos dedos, o granuloma piogênico caracteriza-se por uma lesão tumoral, avermelhada ou arroxeada, geralmente úmida, de consistência mole e que sangra facilmente aos pequenos traumatismos. Pode sangrar espontaneamente ou devido a trauma. Sua causa pode ser um trauma ou infecção microbiana.

O quadro clínico observado caracteriza-se por uma lesão tumoral, avermelhada ou arroxeada, úmida, de consistência mole. Cresce rapidamente e o sangramento pode ser substituído pelo desenvolvimento de crostas escuras sobre a lesão. Habitualmente vem acompanhado de processo inflamatório local, com vermelhidão, inchaço e dor na periferia da lesão.

Verruga Plantar (Olho de peixe): da identificação ao tratamento

Verrugas são tumorações benignas de pele causadas pelo papiloma vírus humano (HPV). Esse vírus ativa o crescimento anormal de células da epiderme, que são lançadas para a superfície do corpo formando as verrugas. O aspecto, tamanho e forma dessas lesões estão diretamente ligados a um ou vários dos diferentes sorotipos de HPV responsáveis pela infecção. O contágio pode ocorrer por contato direto com pessoas e objetos infectados, por auto inoculação através de pequenos ferimentos que servem de porta de entrada para o vírus, nas relações sexuais e por via materno-fetal no momento do parto.
Pacientes imunodeprimidos são os mais vulneráveis ao aparecimento de verrugas causadas pelo HPV. Vá imediatamente ao podólogo se houver qualquer sintoma semelhante. A Verruga Plantar começa com um pontinho dolorido e duro, o que aparentemente é um calinho, pois quando está em fase inicial ainda não apresenta as características citadas acima, e pode atingir o tamanho de uma ervilha se não for tratado. A Verruga Plantar é altamente transmissível!

Pode se contrair verrugas de outros tipos em qualquer parte do corpo que a mão tocar, dependendo de como estiver sua imunidade. Pessoas com alta imunidade dificilmente se contaminarão. Na maioria dos casos é comum ocorrer sangramento, pois existe a presença de vasos capilares que acabam sendo expostos durante o corte.

Normalmente a retirada da Verruga Plantar é totalmente indolor ou causa um pequeno desconforto, dependendo do estágio em que estiver e do nível de sensibilidade do paciente. Em casos iniciantes, a verruga desaparece e cicatriza de uma a três sessões. Quando existe infestação ou a verruga está em estágio avançado, o Podólogo trabalha juntamente com o Médico Dermatologista, pois este sim pode utilizar e indicar medicamentos para que seja feito um tratamento multidisciplinar. Este tipo de tratamento não apresenta complicações e normalmente os casos são solucionados com rapidez, sempre com a colaboração do paciente.