Participação familiar na rotina escolar

Nada é tão decisivo para um bom desempenho escolar quanto o incentivo dos pais para os estudos. Os pais são os primeiros professores da criança e continuam realizando esta tarefa, então podem influenciar no aprendizado que eles conquistam na escola.

A ajuda da família é muito importante. Pais que estão presentes na educação escolar dos filhos são responsáveis pelo melhor desempenham na sala de aula, como também ajudam no desenvolvimento social da criança. Mas algo que temos que destacar é que acompanhar a educação escolar não quer dizer somente cobrar a criança. É necessário elogiar, ensinar, dialogar, discutir e principalmente incentivar.
É importante valorizar o contato com a escola, principalmente nas reuniões e entrega de resultados, podendo se informar das dificuldades apresentadas pelo seu filho, bem como seu desempenho. A criança cuja família participa de forma mais direta no cotidiano escolar apresenta um desempenho superior em relação àquelas em que os pais estão ausentes do seu processo educacional.