Ciúmes em excesso: Transtorno Obsessivo Compulsivo

Ciúmes é um sentimento comum em todos os tipos de relações: amorosa, nas amizades e nas relações familiares. E quando ele acontece de maneira controlada e saudável não oferece nenhum risco. O sentimento pode estar se transformando em doença quando preocupações infundadas começam a ter recorrência.
O ciúme normal se caracteriza porser baseado em fatos reais e temporario. Já o ciúme excessivo seria uma preocupação infundada, irracional e descontextualizada.
Muitos ciumentos podem ainda apresentar comportamentos de verificação, como ligar constantemente, verificar se o parceiro estava falando a verdade, checar e-mails, ou ligações no celular, entre outros.

Tais comportamentos são próximos dos sintomas compulsivos, presentes no Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Eles servem para diminuir a ansiedade presente no episódio ciumento, poucos sabem que o ciúme pode fazer parte de um quadro de “excesso comportamental” e dificilmente procuram tratamento ou só procuram quando o relacionamento chega ao fim.